" O Segredo" é um sim.


Engraçado como são as coisas, meus últimos posts têm sido, de forma não pensada, sobre um movimento positivo que está se consolidando em minha vida. Logo, tenho procurado falar de coisas que valem a pena, dos pensamentos que devem ser disseminados pelos quatro cantos. De forma natural, a leveza que brota no de-dentro toma o ar e se ramifica para fora do corpo, da mente, pra alcançar outros corpos e outras mentes.
Confesso, estou abestalhado com isso, porque nunca fui dos mais otimistas, seguindo a linha cética e coerente de José Saramago, diria: "Não sou pessimista, o mundo que é péssimo." Sabendo de tanta guerra, discórdia, ganância, fome que assolam o planeta, pensar assim é, no mínimo, ser realista. E se deixarmos este âmbito globalizado e nos concentrarmos no nosso universo particular, pode ser que a coisa não melhore muito: dinheiro insuficiente, atenção, insuficiente, saúde insuficiente...tantas insuficiências que parece impossível vislumbrar um horizonte limpo e uma vida plena logo em frente.
Esta semana descobri o artigo-mor vigente no mundo a auto-ajuda, o livro "The Secret - O Segredo", de Rhonda Byrne, baseado num documentário idealizado pela mesma. Bom, como todo artigo de auto-ajuda, sempre se tem um, ou os dois, pés atrás. O rótulo auto-ajuda, pra mim, sempre vem associada à idéia de "engana trouxas" e "caça-níqueis", o que não é falso. E não vou dizer que "O Segredo" me fez reavaliar esta idéia.
O livro trata de um "segredo" que há muito existe entre as mentes deste planeta. E o que é tão secreto? Nada, essa é a questão. O livro não fala de nada além do que 90% do que existe neste segmento da auto-ajuda: o poder do pensamento positivo. Não apenas em auto-ajuda, mas também em ensinamentos filosóficos e religiosos, nada do que contém o livro já não foi difundido por gurus, por Gandhi ou pelo Dalai Lama.
O que muda um pouco é, talvez, a roupagem que deram ao tema, trazendo a luz da ciência, principalmente quântica, para dar mais veracidade ao que é exposto. Afinal, a ciência é a religião a ser seguida. Partindo do princípio da "lei da atração", onde cada um de nós uma como uma imensa antena de sinal, conectada diretamente com o Universo. E a partir do sinal que emitimos para o Universo é o que atraímos para nossa vida. Ou seja, se você pensa saúde, terá saúde. Se pensa doença, terá doença. Pensa abundância, terá abundância. Pensa em despesa, terá despesa.
Ou seja, cada indivíduo é responsável por aquilo que lhe acontece na vida a partir do seus pensamentos. Desta forma, se quer ter dinheiro, pense que tem dinheiro e ele virá, o Universo proverá isto pra você, não importa como. Mas é preciso pensar e sentir como se já o tivesse. Dinheiro, saúde, amor... qualquer coisa. Mantendo suas vibrações em coisas boas sempre, você sempre receberá coisas boas, pois este é o único sinal que o Universo capta de você e é o único sinal que ele emitirá em retorno.
Mas é essa facilidade, um simples "pensar e receber" é que faz com que os mais céticos riam de quem acredita em tal coisa. Pois, se fosse fácil assim, ninguém sofreria. Eu não minto, como disse, ao ler "O Segredo", eu não saí crendo que tudo é verdade e que a partir de agora eu sou outro, também não acredito em tanta facilidade assim.
O que posso dizer que o livro me fez pensar é que se a gente dedica tanto tempo em pensar no que nos falta, no que está errado, por que não reverter este pensamento e pensar no que se quer, no que está certo e, assim, olhar as coisas pelo lado mais positivo mesmo? Pensar que você tem muito dinheiro não irá pagar suas contas, isto é certo, mas também não fará você deixar de pagar. Porque não vislumbrar isto então?
Ser positivo é saudável sim, se isto me fará mais rico, mais saudável ou ter mais pessoas queridas ao meu redor, depende só de mim. Por isso que a palavra que mais tenho usado nas minhas frases e no meu pensamento é o sim. Porque o sim é uma porta aberta, o não é um muro intransponível.
E como poderemos vislumbrar o horizonte bonito através de um muro?

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O desmatamento e a coriza

Memento Mori

O poder transformador da leitura na sua vida - Razões para Ler