Tchau, tchau.

É besta, eu sei. Mas tem sido algo que tem me irritado, ou melhor, antes de irritar, me intriga. Muitas coisas passam pela cabeça quando presencio isto. Há a irritação, a intrigação, a dúvida. Um tanto de coisas que passam pela minha cabeça quando ouço alguém dizer: tchau, tchau.
Eu disse que era besta, mas é algo que vem me chamando cada vez mais atenção. Comecei a perceber esse fenômeno na empresa em que trabalho, as pessoas atendem o telefone, falam coisas e no final: tchau, tchau. A primeira vez que ouvi talvez até tenha achado interessante, uma despedida jovial, descontraída mas, com o passar do tempo e eu ali, falando com as pessoas ao telefone e o tchau, tchau de despedida foi me causando um sufocamento. E a coisa vem de todos os lados, sem discriminação de idade ou cargo. Acho que até o presidente da empresa deve finalizar suas conversas ao telefone com um tchau, tchau.
Engraçado é que essa despedida só acontece ao telefone, nunca pessoalmente. No cara a cara é o normal, o tchau básico, nada de duplicidade. Eu começo a acreditar que aqueles que adotaram essa forma de despedida percebem que é um cumprimento ridículo demais para se fazer "ao vivo" no cara a cara. E de jovial passou a ser infantil.
Existe o tal "tchau, tchau", mas porque não existe o "oi, oi". Ainda não o fiz, mas farei: perguntarei para um dos adeptos porque não começa a saudar as pessoas com um "oi,oi" também, pra deixar a coisa mais equilibrada? Claro que vão me achar louco e ridículo de fazer tal questionamento. Só um louco pra ficar pensando nessas bobagens.
Também concordo.
Mas indo um pouco mais além, talvez esse "tchau, tchau" tenha seu nascimento do "bye, bye" americano, tão comum na língua deles. Seria a influência estrangeira cada vez mais se embrenhando em solo tupiniquim, que de tupiniquim não tem mais nem a canga do índio?
Não sei.
Fica aí a questão, que venham os antropólogos e lingüistas para ajudar na árdua tarefa de se descobrir a que ponto chegou nossa colonização que até na forma mais besta de se despedir, parece fazer uma bela imitação. Tal qual um chimpanzé.

Comentários

Thalita disse…
Olha só amor!
Não tem "oi, oi", mas tem o "não, não", "Claro, claro", "vou, vou", o mais famoso de todos "nossa, nossa, nooosssaaaa..." entre outros é claro.
Um beijo e tchau, tchau...hahaha
LATÃO disse…
pesquisando na net o "porque as pessoas falam tchau tchau", acabei caindo no seu blog, e vi que tem os mesmos pensamentos e dúvidas a respeito dessa dupla despedida, aqui no escritório as pessoas falam "tchau tchau" e eu me peguei as vezes falando tb, será osmose ?
Forte abraço.
http://lataooatal.blogspot.com.br/
Unknown disse…
Nossa, tbm fico irritada ao ouvir esse tchau, tchau chego reviro os olhos. Ridículo demais. Affff
Ps: desabafei. Rsrsrsrsrs

Postagens mais visitadas deste blog

O desmatamento e a coriza

Memento Mori

O poder transformador da leitura na sua vida - Razões para Ler