Sonhos sonhados, sonhos realizados

Desde as aulas de Biologia aprendemos que o ser humano, como um animal que faz parte do Ecossistema, ou da Cadeia alimentar ou da Natureza como um todo, é um bicho que nasce, se desenvolve e perece. Normal. O que nos diferencia basicamente dos outros animais é a capacidade de raciocínio mais elevada, certo? E essa pequena diferença faz toda diferença. É essa pequena diferença que faz com que nosso cachorro possa ter todas as noites bem tranquilas de sono e nós passar um noite em claro porque precisa apresentar um trabalho importante no dia seguinte. Essa pequena diferença faz com que projetemos prazer, faz com que criemos objetos. Faz com que sonhemos. O sonho como ato não é exclusividade nossa, vira e mexe vejo a Shakira dormir e agitar as patas freneticamente, como se estivesse correndo. E está, em seus sonhos. Mas só nós (pelo que sei), as pessoas, podemos sonhar acordados. Passar um tempo incontável vislumbrando um carro, uma casa, uma roupa, um trabalho. Tudo isso sentado numa cadeira e olhando para uma parede branca. Sonhar é humano, projetar é humano. Realizar também. Aliás, vejo que o realizar é o mais humano dos passos. Realizar um sonho é transformar em ação o que está no pensamento, transformar energia imaginativa em atitude concreta e esse movimento, essa transposição de planos (imaginário para real) é que mostra muito do que é ser humano. Transformar sonho em realidade é, muitas vezes, ter que superar inseguranças, é ter que sair de uma posição de conforto social, é abrir mão da segurança de ser quem se é e da imagem que acha-se que os outros têm de nós para mostrar que " eu não sou apenas isso", ou "esse é quem eu sou também!". Aí entram fantasmas, imaginações, torturas mentais invisíveis e quase sempre inexistentes. Transformar o sonho em realidade é também gerar prazer e satisfação pessoal. Isso, só nós somos capazes de fazer, ter prazer por um pensamento ou sentimento não é algo compartilhado com qualquer outro ser do reino animal, vegetal e mineral. Desculpe leões, nessa nós somos os reis. Vejo e percebo a dificuldade de fazer essa transmutação do imaginário para o concreto. Mas, gradualmente, supero esses desafios. Aliás, superamos. Uso o plural porque a vitória individual tem muito a ver com um processo coletivo. Expor sonhos com aqueles que nos quer bem é fortalecer o desejo e criar bases mais fortes para superar os fantasmas, as torturas mentais, os receios. Raul Seixas disse na música Prelúdio: "Sonho que se sonha só É só um sonho que se sonha só Mas sonho que se sonha junto é realidade" Cada vez que revisito esses versos tenho percepções novas: Compartilhar seu sonho com alguém é a primeira forma de fazer com que ele saia do plano da ideia para caminhar em direção à realidade. Outra percepção que me surge é que outras pessoas poderão me ajudar a transformar esse sonho em realidade. Seja de maneira prática, como me oferecendo um espaço para que minha banda possa tocar, como incentivando e dando força emocional para que eu possa mudar de profissão, escrever um livro, me separar de um cônjuge por não estar mais feliz. Qualquer coisa. Um dos meus sonhos se transmutaram do pensamento em realidade. Lancei meu primeiro livro de contos. E, como disse Raul, esse sonho se tornou realidade por ter sido sonhado junto. Tenha pessoas confiáveis e lance seus sonhos, certamente essa rede amiga protegerá seu sonho e o lançará aos céus para atingir a plena realização! Convido-os a conhecer meu livro:
 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O desmatamento e a coriza

Memento Mori

O poder transformador da leitura na sua vida - Razões para Ler