Orkut, muito além do Orkut

Desde que chegou ao Brasil, a rede de amigos Orkut tornou-se uma febre e, para quem dizia ser passageira, está durando um bom tempo e eu não vejo num futuro próximo o fim dessa febre. O Orkut foi criado por um cara chamado... Orkut que tinha a intenção de montar um site onde ele pudesse encontrar-se virtualmente com pessoas amigas suas do presente ou reencontrar pessoas de um passado distante, como colegas de primário etc.
O fato é que a idéia não foi muito difundida nos Estados Unidos mas, quando desembarcou em Terras Brasilis, foi um estouro! Somos o país com maior número de membros de forma disparada! O motivo? Não sei. Nem é minha intenção fazer esta avaliação.
O que me chama a atenção é que esta imensa rede que se criou acabou gerando muito mais do que simplesmente buscar um amigo distante ou manter contato com pessoas próximas. Através das comunidades que são possíveis de serem criadas, o Orkut agora é como um grande Fórum sobre os mais diversos assuntos, desde o mais banal até de grande complexidade. A troca de informações é muito grande e ali está se formando um nicho de conhecimento altamente produtivo. Eu mesmo, estou me acostumando a ao invés de fazer certas pesquisas no google, fazê-las no search do Orkut, pois ali é possível entrar em contato com experiências diversas sobre o mesmo tema e a solução para algum problema de tecnologia, por exemplo, parece mais próxima.
Embora tenha essa característica positiva, o Orkut é muito mais divulgado na mídia em geral pelos casos de comunidades criadas e que abordam temas ilegais, como nazismo, preconceito, pedofilia. E há os membros que usam dessa rede para as piores práticas possíveis: marcar data para um enfrentamento entre torcidas de times, aliciamento de menores, divulgação de pirataria. Casos que foram muito divulgados também foram os dos perfis falsos que algumas pessoas criavam utilizando imagens de outra de forma a difamá-la.
Enfim, a ferramenta está aí, o Orkut pode ser muito bem utilizado. Tanto de forma positiva quanto negativa, cabe a cada um ter bom senso e usar a tecnologia a favor do bem, da informação, da utilidade.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O desmatamento e a coriza

Memento Mori

O poder transformador da leitura na sua vida - Razões para Ler