O frio, o calor.

Havia Sol, mas incapaz de aquecer os dias frios que faziam naquela semana, era o prenúncio do Inverno que estava por vir. Um dos mais rigorosos das últimas décadas, previa o departamento meteorológico. Pena que este departamento era tão desacreditado quanto os políticos que governavam o país.
Entre uma rajada congelante de vento e outra, as pessoas passavam aceleradas pela rua, como de costume, enclausuradas dentro de roupas e mais roupas, o frio era intenso, a vontade de se levantar da cama para os afazeres diários era imprescindível. Um momento de dúvida era o suficiente para um telefonema ao chefe com a desculpa de algo qualquer que o impediu de ir ao trabalho. Muitos faltaram ao trabalho naqueles dias, alguns chegaram a perder o emprego. Perderam o emprego mas não a sensação deliciosa de se deixar ficar encolhido na cama, embaixo dos edredons, vendo a Vida do lado de dentro da janela, aquela vida que parecia ainda mais seca com todo o frio que fazia.
Dos que se aventuravam nas ruas, era difícil encontrar um que não estivesse com o nariz escorrendo, com uma tosse aguda, o nariz vermelho, pelo frio e por tanto assoá-lo.
Nos restaurantes da cidade a melhor pedida era a sopa: de ervilhas, de feijão, de qualquer coisa que fosse, desde que bem quente, com um pedaço de pão fresco para acompanhar.
As madrugadas castigavam com mais severidade ainda, o dia amanhecia com uma leve camada esbranquiçada pelos carros, nas copas das árvores, o asfalto escorregadio. Muitos acidentes tolos ocorreram naqueles dias, o noticiário e jornais estampavam o número crescente de desabrigados mortos pelo frio congelante. Uma campanha intensa foi criada para a doação de agasalhos, para a doação de alimento, de abrigos.
De repente, os corações daquele povo foram se acendendo, era preciso ajudar ou muitos mais morreriam. O sangue parecia fervilhar dentro de alguns e, depois, dentro de muitos. Aquela onda de calor foi crescendo de tal forma que num dia, já não era preciso ter tanta coberta para dormir bem, durante o dia, o Sol parecia aquecer mais que antes.
E quando perceberam, chegara o Verão.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O desmatamento e a coriza

Memento Mori

O poder transformador da leitura na sua vida - Razões para Ler