Amiúde

A Língua Portuguesa é uma coisa de louco... pra não dizer de português. É uma Língua rica e difícil, muito mais difícil que o Inglês. Talvez, por isso, tenha tão poucos falantes. Aliás, se não fosse o Brasil, arrisco-me a dizer que o Português seria uma Língua à beira da extinção.
Dentre as riquezas do nosso Português está seus vocábulos, uma vasta gama deles. Aí mora um de seus perigos. Sem falar nas flexões etc. Eu, enquanto estudante de Letras, começo a captar ainda mais nuâncias que permeiam a construção do nosso vocabulário. Acho um estudo magnifíco, sempre gostei das palavras e agora essa paixão é mais intensa.
Dentre as palavras que existem em nossos dias e nos dicionários uma me chama a atenção: amiúde. Não me lembro qual foi a primeira vez em que nos cruzamos, mas lembro-me de uma música de Zé Ramalho onde ele canta: ..."Fotografias recortadas em jornais de folhas amiúde...". Pra mim sempre fora muita clara a mensagem: o cara recortou uma fotos de jornais em folha BEM PEQUENAS. Sim, amiúde seria algo como pequeno (conexão com miúdo?). E era isso, fim de papo.
Ledo engano. Eis que num outro ponto do passado o tal do amiúde ressurge em minha vida e desta vez me confundiu inteiro, pois o significado PEQUENO não cabia ao contexto da leitura. Recorri ao tio Aurélio para ter a surpresa que amiúde não significava pequeno e sim repetidas vezes. Repetidas vezes... Meu Deus! Que coisa irreal aquilo, foi como quando descobri que não surgi de uma semente, nem que uma cegonha me deixou na porta da casa de meus pais.
Passado algum tempo, assimilei o choque que tive com a descoberta e, desde então, venho tentando encaixar esta palavra num texto meu, para sublimar de vez este trauma. E que dificuldade! Amiúde não é o tipo de palavra que se vê ou se ouve todos os dias, nem todos os anos. Acho que tirando Zé Ramalho nunca ouvi ninguém dizer amiúde. Nem meus professores mais conservadores de Português.
Pobre advérbio este, está fadado aos dicionários, a página em que ele se encontra pode ser muitas vezes aberta e lida, mas não ele, ele não tem importância, é visitado com menos freqüência que parente chato. Será seu fim ficar caduco a ponto de nem mesmo ele saber seu significado? Não sei.
Sei que para evitar o constrangimento de entender errado uma música ou um texto recorro ao dicionário em busca da palavra desconhecida. E digo que isto vem ocorrendo amiúde.

Comentários

Anônimo disse…
Eu tentei entender esta música, que por sinal muitos adoram e poucos, diria, raras pessoas entendem! Qdo pergunto as pessoas o q a frase "vou te guardar num pano de guardar confetes" significa, poucas pessoas sabem responder-me.
Amiúde, eu tentei entender...e até hoje fico perdida nos versos e na voz de Elba e Zé Ramalho!
http://euaquinaitalia.spaces.live.com
Nicolau disse…
Risco de extinção? De forma alguma, o português está lá entre as 10 línguas mais faladas do mundo. Mesmo desconsiderando o Brasil, o que aliás não faria sentido algum.

Inglês é muito falado hoje é por causa do bem-sucedido imperialismo britânico e depois estadunidense no século XX. Não creio que suas características gramaticais ou léxicas tenham muita importância nisso.

Vejo amiúde pessoas com um certo tipo de vergonha do português, principalmente no Brasil. Não se acanhe, companheiro, vamos juntos de Zé Ramalho cultivar com gosto nossa língua. (pegou a sacadinha? hein? "gosto", "língua", ha ha ha...)
Anônimo disse…
Quantas besteiras escritas juntas!!! Amigo, como estudante de letras, você deveria se informar mais. Tem de ser mais rigoroso, é assim que funciona a ciência. Não pode ficar disseminando "achismos" por aí. E quem disse que inglês é mais fácil? Estude a fundo e verás que mais uma vez está equivocado... abraços
Multiplicidades disse…
Este comentário foi removido pelo autor.
Multiplicidades disse…
acabei de falar com uma amiga de infância q me achou no Facebook e whatsApp q agora ainda q virtualmente teremos mais opções de nos atualizar mais amiúde das andanças de cada uma... ñ é uma palavra corriqueira, mas, uso e ouço com certa frequência... talvez seja regional?! =) Maybe...

Postagens mais visitadas deste blog

O desmatamento e a coriza

Memento Mori

O poder transformador da leitura na sua vida - Razões para Ler