Visualize para criar



Veja!
Não diga que a vitória está perdida, tenha fé em Deus, tenha fé na vida...

Adoro Raul e adoro essa música. Como em quase todas dele tem muita simplicidade e, ao mesmo tempo, muito poder informativo.

Nem sei porque comecei falando isso, meu objetivo é outro, mas, como não vejo graça no acaso, há uma razão para isso e, assim, ali ficará esse início de texto.
Voltando: veja!

Fiz um treinamento sobre escrita e um dos pontos centrais para que fosse criada a tal inspiração (quanto mais escrevo, mais tenho certeza de que não existe inspiração), foi uma técnica de visualização.

Nosso cotidiano nos coloca em posição de constante alerta. Vamos dormir pensando no horário curto de sono antes de tocar o despertador e quando toca o despertador, acordamos com os olhos irritados e ardidos, sem vontade de abrir. Abrimos, pulamos da cama...desculpe, você não faz isso? Tem outra vida? Ok. Sigo no singular...


Vou tomar banho pensando no que faltou ontem e que se acumulou com o de hoje, penso na caixa de e-mail com umas dúzias de mensagens novas, algumas de propaganda, outras para acumular mais tarefas a serem cumpridas, poucas para resolver questões pendentes. Tudo isso e não são nem 6 horas da manhã.

Vem o trabalho, as tarefas, as obrigações, reuniões, o cachorro latindo, o vizinho cantando, a criança chorando. O mundo girando e eu bem no meio, sem saber pra onde correr, só querendo, desejando, ansiando em realizar os sonhos em que penso em momentos intercalados do dia para trazer um pouco de alívio à pressão mental.
Parece que vivo um pesadelo pra atingir um sonho. Isso não está certo.

Recentemente, tenho conseguido amenizar essa pressão incluindo uns 10 minutos de respiração concentrada no meu dia, gosto de fazer no início do dia. São minutos em que exercito a mente para deixar o passado pra trás e o futuro lá onde ainda não chegou. Concentro-me no presente, na respiração, em como o corpo reage com o entrar e sair de ar, renovando-se dentro de mim, alimentando cada célula para que eu permaneça ativo e consciente. Só isso. E é difícil, a mente não quer parar. Os pensamentos surgem e eu tenho que, gentilmente, deixá-lo ir. Pra mim o segredo é esse. Não vamos deixar de pensar, nem esvaziar a mente, o truque é não dar atenção aos pensamentos. Se eu lutar em não querer pensar, estarei pensando. Concentrar-se na respiração apenas e, ao surgir um pensamento, deixá-lo seguir adiante.


Adicionei agora o princípio da Visualização também. Esse é um momento em que procuro relaxar um pouco e direcionar meu pensamento exatamente para o que eu quero e, assim, fazer com que minha mente entre num processo de entendimento de como agir para determinada situação real. Exemplo: terei uma reunião importante e quero chamar a atenção para algum ponto...eu tomo um minuto para aplicar a respiração consciente, isso vai me ajudar a silenciar o que está fora e dentro de mim, aí imagino a situação da reunião, as pessoas falando, os assuntos surgindo e então eu entro e falo o que preciso falar, com argumentos claros, voz decidida, atraindo a atenção de todos para meus pontos, deixo claro minhas intenções, preocupações, propostas. Pronto, minha parte está feita. E posso fazer isso de novo e mais uma vez, reforço mentalmente meu objetivo.


Ah, balela de autoajuda podem dizer.


Sim, existem diversos livros que usam esse mote para vender livros e dizer que basta você acreditar que vai acontecer. 


A visualização é uma parte do processo, o resultado não é fruto apenas dele. Não adianta eu visualizar uma apresentação perfeita, em que apresento com toda segurança uma proposta se na prática eu não estudei o tema, não levantei possíveis impedimentos, não me preparei.


A comunidade científica vem apresentando cada vez mais estudos que abordam esse tema e mostram resultados muito interessantes que indicam que a visualização é uma ferramenta transformadora.
Nos esportes, técnicos usam essa ferramenta para que jogadores visualizem jogadas e, no momento dos jogos, suas ações refletem a sua visualização, aumentam sua capacidade responsiva, acuracidade etc.
Um dos motivos para isso é que nosso cérebro entende que realidade é aquilo que ele recebe através dos sentidos. Pensando na visão, acreditamos no que vemos e o que vemos é a realidade. Não existe uma lei natural que determine o que é realidade e o que não é. Nossa crença é que faz essa distinção. Então, se você faz a visualização com a convicção de que aquilo é real, o cérebro vai perceber como real e meio inconscientemente agiremos para que aquilo se torne real.


Pense no jogador de basquete que visualiza o arremesso perfeito de 3 pontos. Na visualização ele está ciente da força que aplica no arremesso, na posição da bola nas mãos, a hora exata em que precisa executar o tiro. Ao partir para um arremesso na realidade, o cerebro vai ter processado qual a força a ser aplicada, o momento em que precisa soltar a bola etc. Na reunião, munido dos argumentos certos, você  estará em um estado de maior relaxamento e a ansiedade não estará presente para que a fala seja acanhada, surja um gaguejar e outras ações que denotem insegurança. Você já passou por aquilo, o cérebro entende isso.


Faça esse experimento. Primeiro, adote uns minutos de respiração consciente para acalmar a mente e, depois, pratique a visualização para algo específico. Para mim tem sido ferramentas poderosas contra a ansiedade e insegurança. Só não se esqueça que isso é uma parte do processo, estar preparado e se dedicar ao que se quer é sempre fundamental para obter êxito.

Pois Raul já dizia...
" Basta ser sincero e desejar profundo
Você será capaz de sacudir o mundo..."



 

 

 

 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O desmatamento e a coriza

Memento Mori

O poder transformador da leitura na sua vida - Razões para Ler