Videogame nunca foi coisa de criança


 


Nunca me esquecerei de um diálogo que uma amiga me contou que aconteceu entre ela e o marido.

Ele estava jogando videogame na sala quando ela chegou da rua, meio brava, e aproveitou para ir pra cima dele "você não cansa disso aí, não? Não está velho pra jogar videogame?" Essa frase é muito mais comum do que se pode imaginar, mas genial foi a resposta do marido " Ué, você não vê os velhinhos jogando dominó na praça todo dia? Essa era a brincadeira deles quando criança, não é porque ficaram velhos que precisa parar de brincar. O videogame é o dominó da minha geração."

Ela ficou sem resposta, claro. E depois que ela contou isso, me fez tanto sentido que aquele fio de pensamento que passa pela cabeça quando penso em estar velho para videogames simplesmente sumiu.

E agora penso que, na verdade, videogame não é coisa de criança, pelo contrário, cada vez mais torna-se coisa de adulto.

Enredos complexos, históricos, emocionantes. Os jogos de hoje são ricos em muitos aspectos. O visual cada vez mais próximo da realidade, alguns jogos são na verdade filmes interativos e chegam a simular uma vida com suas escolhas e consequências. Não raro você precisa parar um pouco o controle para absorver melhor o que acabou de ser vivenciado na tela. 

Não tenho vergonha em dizer que já chorei por causa de jogos. Mais de uma vez.

O adulto não joga mais por falta de tempo, isso sim. Aí que as crianças levam vantagem. - esse texto não tem a intenção de trazer a discussão sobre o tempo que se passa jogando, se incita a violência etc.- Não tenho filhos "pessoa", mas se tivesse, isso seria muito bem discutido. Iria incentivar a jogar, porque proporciona melhora na cognição, coordenação motora e até social, se considerar os jogos multiplayer. Mas sem a ideia de transformar um aparelho numa babá eletrônica.

Há tempo para tudo!

Hoje, sou um adulto feliz por ter a companhia dos jogos eletrônicos desde meus 6 ou 7 anos e não me vejo parando de jogar tão cedo.

Aprendo muito com os jogos. Por exemplo, com God of War, é possível aprender sobre mitologia grega e nórdica. Aliás, vou deixar um link aqui para esse jogo e consoles. Além da diversão pura e simples!

Caso você tenha interesse, clica aqui. Você pode ter uma grata surpresa ao adentrar o mundo infinito de possibilidade que os jogos podem proporcionar!


Playstation 5 + jogo God of War Ragnarok: https://amzn.to/3DnnB7s

Playstation 5 + jogo FIFA 23: https://amzn.to/3DgvoDJ

Xbox One S (só console e 1 controle): https://amzn.to/3Jm55Aa

Nintendo Switch + jogo Mario Kart 8: https://amzn.to/3wxwkzY



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Memento Mori

O desmatamento e a coriza

Ele não