13 dicas pra economizar dinheiro na hora de comprar! 🤑



    Vejo o consumo como uma faca de dois gumes. De um lado está a razão e o racionalismo dizendo que muito do que se tem ou do que se quer não é necessário, que é preciso economizar, pensar no futuro, ter uma reserva de emergência, aplicar o dinheiro, poupar para ter depois. Do outro lado é a emoção de ver algo, fazer brilhar os olhos e, mesmo que o armário tenha outros três pares de sapatos ou doze camisetas quase iguais, ir lá e digitar a senha do cartão ou tirar as notas da carteira. E vem aquela sensação boa, o alívio da tensão etc.
    Nessa percepção, tento andar na corda bamba, sem cair demais para nenhum dos lados. Tento ser prudente nos gastos e também me permitir algo que seja não-essencial, porque a graça da Vida está nisso também. Não vivo no pecado, mas pecar faz a gente se sentir um pouco mais vivo.
    Por isso, eu tento usar minha racionalidade a favor da emoção da compra e nessa junção de coisas eu percebi algumas formas de continuar meus pequenos prazeres consumistas sem afetar TANTO o orçamento.
    Com isso, eu juntei 13 artificíos, dicas, modos, chame como quiser, para economizar na hora de comprar e coloquei no vídeo aí de cima. Muitas dessas dicas não são novidade, mas a sacada está em combinar mais de uma, quando der, e também ficar atento em cada oportunidade para ver se aquele sapato, aquela camiseta ou televisão não podem sair por um preço bem melhor do que oferecido.

    Seguindo algumas dessas dicas, por exemplo, eu comprei um celular que no mercado custava em torno de R$ 3.500,00 por R$1.800,00, ou então um guarda-roupa vendido na loja por mais de R$ 3.000,00 e que me saiu por menos de R$ 2.000,00.
    Gastar não é bom, bom é ter o que se quer, então, se houver um jeito de se ter gastando menos é um jeito de deixar o lado racional menos bravo e o emocional, pulando de alegria!

    E você, o que faz para economizar na hora de comprar um mimo pessoal ou algo realmente necessário?

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O desmatamento e a coriza

Memento Mori

O poder transformador da leitura na sua vida - Razões para Ler